Retrospectiva da 1ª Mostra Cultura

A Mão que Afaga, de Gabriela Amaral (2)

No dia 22 de junho do ano passado, a Livraria Cultura de Fortaleza recebeu amantes do cinema, realizadores e curiosos para a sua primeira edição da Mostra Cultura de Cinema Brasileiro. Com auditório lotado, foram exibidos 14 curtas-metragens premiados, que mostraram as diversas experiências cinematográficas dos realizadores nacionais.

Vamos relembrar os filmes que estiveram na programação?

O panorama Curta Brasil exibiu sete produções. Um dos mais comentados foi “O Fim do Filme”, de André Dib (SP). A ficção se passa em uma videolocadora, onde um funcionário tem o hábito de revelar o final dos filmes aos clientes. Após conhecer uma jovem que aluga sempre o mesmo título, os dois passam a debater nas madrugadas o verdadeiro significado de seu final, iniciando um romance suscitado por sua paixão pelo cinema. Do Rio Grande do Sul veio “Trocam-se Bolinhos por Histórias de Vida”, de Denise Marchi. Na trama, Clara descobre que seu noivo não se sente preparado para casar faltando uma semana para o seu casamento. Em meio a muitos compromissos a serem desmarcados e objetos a serem devolvidos, Clara não sabe como agir nem reagir à situação. A única certeza que ela tem é de que precisa decidir em que rumo seguirá com a sua vida.

De São Paulo também vieram outros cinco curtas. No documentário “Piove, il Film di Pio”, de Thiago Mendonça, acompanhamos a relação entre o diretor  do curta e Pio Zamuner, cineasta esquecido que dirigiu os doze últimos filmes do comediante Amácio Mazzaropi. O premiado “A Mão que Afaga” (foto acima), de Gabriela Amaral Almeida, a operadora de telemarketing Estela planeja uma festa para o seu filho Lucas que tem poucas chances de dar certo. Já o cineasta Eduardo Kishimoto apresentou “Memórias Externas de uma Mulher Serrilhada”, que se utiliza de diferentes plataformas de filmagem para contar a história de Josi, uma garota que tem sua vida íntima exposta na internet.

Alguém no Futuro, de Salomão Santana

Completando o panorama Curta Brasil, o premiado “Na Sua Companhia”, de Marcelo Caetano, acompanha a jornada amorosa e sexual de dois homens. A adaptação “A Noite dos Palhaços Mudos”, de Juliano Luccas, levou a história criada por Laerte para as telonas. Dois palhaços mudos perambulam à noite com a missão de resgatar um companheiro que fora sequestrado por uma organização que tem como objetivo o extermínio da classe.

Já o panorama Curta Ceará exibiu sete produções cearenses. “Alguém no Futuro” (foto acima), de Salomão Santana, abriu a mostra com o lirismo e romantismo de dois jovens. Romance também foi o tema de “Não Vá Se Perder”, de Vanessa Pinheiro, que discorre com muito bom humor a história semidocumental dos seus ex-namorados. A animação “Celeiro de Seleiros”, de Renato Feitosa, homenageia o artesão Espedito Seleiro.

O premiado documentário “Mauro em Caiena”, de Leonardo Mouramateus, também foi exibido, mostrando a relação próxima e as memórias do diretor com seu tio Mauro. O cineasta e professor de Cinema Marcelo Dídimo apresentou o documentário “JUS”, sobre um dos animais mais simbólicos do Nordeste brasileiro, o jumento.  A programação também contou com a bela história de “O Silêncio do Mundo”, de Bárbara Cariry, e “Brancos Elefantes”, de Sara Benvenuto, inspirado em uma história de Ernest Hemingway.

Para a 2ª edição da Mostra Cultura de Cinema Brasileiro, o curador Diego Benevides, jornalista e crítico de cinema sócio da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), promete manter a qualidade dos filmes e outras novidades que serão anunciadas em breve!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s