Regulamento

REGULAMENTO  – 4ª MOSTRA CULTURA DE CINEMA BRASILEIRO

  1. DA FINALIDADE

1.1. O edital visa selecionar curtas, médias e longas-metragens brasileiros para participar em caráter não competitivo da 4ª Mostra Cultura de Cinema Brasileiro, a ser realizada nos dias 06, 07 e 08 de maio de 2016 na cidade de Fortaleza, no Ceará.

  1. DA ORGANIZAÇÃO

2.1. A 4ª Mostra Cultura de Cinema Brasileiro é uma realização da DB Comunicação, Arte & Cultura em parceria com a Livraria Cultura de Fortaleza. O evento visa a exibição e a valorização do cinema brasileiro e a formação de público.

  1. DOS PANORAMAS NÃO COMPETITIVOS

3.1. O PANORAMA BRASIL exibirá curtas e/ou médias-metragens de até 30 minutos realizados por cineastas de qualquer estado brasileiro, sem necessidade de ineditismo.

3.2. O PANORAMA CEARÁ exibirá curtas e/ou médias-metragens de até 30 minutos realizados por cineastas cearenses, sem necessidade de ineditismo.

3.3. Para todos os panoramas serão aceitas inscrições de filmes finalizados a partir do ano de 2014, de qualquer gênero e realizado em qualquer formato, desde que possuam cópia de exibição em formato digital (MOV H264). Cada realizador pode submeter até 02 (dois) filmes.

3.4. Os curtas e médias-metragens brasileiros serão votados pelo público do evento, que resultará na lista dos 5 FAVORITOS DA MOSTRA CULTURA 2016.

  1. DAS INSCRIÇÕES

4.1. A inscrição é gratuita e se realizará de 14 de dezembro de 2015 a 29 de fevereiro de 2016, sem prorrogação, a partir de ficha de inscrição no Blog da Mostra (mostracultura.wordpress.com) ou pelo FestHome (https://festhome.com/f/1665).

4.2. Os filmes selecionados para a 4ª Mostra Cultura de Cinema Brasileiro devem enviar dentro do período determinado pelo evento todos os dados técnicos, três fotos em alta resolução e classificação indicativa de acordo com os padrões fornecidos pelo Manual da Nova Classificação Indicativa.

4.3. Dúvidas devem ser retiradas pelo e-mail mostraculturadecinema@gmail.com

  1. DO PROCESSO SELETIVO

5.1. A seleção fica a cargo da equipe de produção da Mostra, formada por profissionais experientes de cinema e audiovisual. A curadoria poderá convidar produções brasileiras que não foram inscritas durante o processo seletivo.

5.2. Os filmes selecionados serão divulgados até o dia 05 de abril de 2016 na imprensa, no blog e nas redes sociais do evento.

5.3. A Mostra não disponibiliza despesas de viagem e hospedagem para os representantes dos filmes selecionados.

5.4. Os realizadores cearenses se comprometem a participar do PANORAMA CEARÁ, bem como de debate sobre os filmes após a sessão.

5.5. A organização da Mostra se reserva ao direito de exibir em qualquer meio de comunicação trechos de até 1 minuto dos filmes selecionados com o objetivo de divulgar o evento.

5.6. Os produtores e diretores responsáveis pelos filmes selecionados concederão gratuitamente a cópia do filme para exibição.

5.7. Os filmes selecionados passam a integrar o acervo da Mostra Cultura de Cinema Brasileiro, preservada pelo diretor geral do evento.

  1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1. Cabe ao Diretor Geral do evento o esclarecimento e/ou resolução de qualquer outro assunto que não esteja no regulamento.

6.2. A participação dos filmes implica na total aceitação deste regulamento.

Fortaleza, 14 de dezembro de 2015.
Diego Benevides
Diretor Geral da 4ª Mostra Cultura de Cinema Brasileiro